37384115746754[1].jpg
CAPA,SERMÃO_DO_MONTE,_APOSTILA.png
CAPA_CURSO_LIDERANÇA.png

Cursos Gratuitos

Introdução aos Dons Espirituais (novo)

O termo “dom” (do Latim donu) é substantivo masculino, e significa presente, benção, dádiva; dotes naturais; figurativo: mérito, merecimento; privilégio; poder; faculdade, aptidão[1]. A palavra “dom” é usada em inúmeras passagens tanto do Antigo como do Novo Testamento, com uma diversidade de significados.

A ideia principal implícita no termo é de algo que é dado gratuitamente, ou oferecido espontaneamente. Dependendo do contexto em que aparece a palavra, pode conotar uma significação diferente em relação a outras passagens, mas sempre com ideia de algo recebido imerecidamente.

  • Em passagens do Antigo Testamento como Lv 23.38; Dt 16.17; Nm 18.11; 18.29; o termo dom aparece com o sentido de novidades do campo ou produtos da terra, dentre os quais se tiraria uma parte, que seria oferecida ao Senhor.

  • Em 2º Cr 21.3; 72.10; Ez 20.26,31; Dn 2.6,48; 5.17; aparece com o sentido de presentes, que são oferecidos a outrem.

Levando em conta os múltiplos significados do termo, faremos nesse estudo uma abordagem geral dos dons, dividindo-os basicamente em duas classes principais, segundo o conceito mais aceito na atualidade a este respeito:

  1. “Dons espirituais”. Esta classe de dons é específica da Igreja de Cristo Jesus. Esta, por sua vez, é formada por três subclasses:

  1. 1ª Subclasse. “Dons espirituais propriamente ditos”. Esta classe de dons é exclusiva da igreja de Cristo. Estes estão relacionados em 1 Coríntios 12-10.

  2. 2ª Subclasse. “Dons ministeriais”. Esta classe de dons também é exclusiva da igreja de Cristo, e mais precisamente aos que Cristo escolheu para tal. Estão relacionados em Efésios 4.11.

  3. 3ª Subclasse. “Dons de Governo Prático”. Esta classe de dons também é exclusiva da igreja de Cristo, e mais precisamente aos que Cristo escolheu para tal. Estão relacionados em Romanos 12.6-8.

  1. “Dons comuns”. Os dons comuns, como o próprio termo sugere não se limitam a igreja de Cristo. Portanto, se estendem a quaisquer pessoas que manifestam tais aptidões. No consenso mais geral os dons comuns são subdivididos em outras duas subclasses:

  1. Habilidades adquiridas

  2. Habilidades inatas

Deus é a fonte de todos os dons, seja eles “comuns”, ou “espirituais” (Tg 1.17).

PROPOSITO DO CURSO:

Apresentar um visão bíblica geral dos dons a luz espirituais

A QUEM SE DESTINA:

O Curso "O Reino de Deus e os Governos de Deus" é destinado a toda e qualquer pessoa, de qualquer ordem e fé, que deseja expandir ou aprimorar seus conhecimentos bíblicos.

VALOR DO CURSO:

  • Gratuito

No final do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de conclusão através de seu e-mail, gratuitamente.

Faça agora mesmo sua matrícula

Modelo de Certificado

O Reino de Deus e os Governos de Deus (novo)

Podemos definir um reino como uma estrutura governamental centrada em um governante supremo, organizada e definida em seus aspectos políticos, éticos e geográficos. Um reinado introduz uma ideia de poder, governo, e isso nos reporta para um conceito bem complexo envolvendo estrutura, organização, legislação (direitos e deveres), hierarquia etc. Em se tratando do Reino de Deus, o conceito é bem mais amplo, abrangendo uma infinitude de questões.

As Escrituras declaram: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência” (Salmos 47:7).

Se Deus é Rei então ele tem um reino, mas como e onde podemos situar o Reino de Deus? As Escrituras nos oferecem algumas informações relevantes a respeito das características do Governo e do Reino de Deus. Na suma bíblica Deus é um Rei supremo que governa um Reino espiritual infinito:

  • O trono de Deus é Eterno. “O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino (Sl 45.6).

  • O Seu reino domina sobre tudo. “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (Sl 103.19).

  • O Reino de Deus é Eterno. “O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura por todas as gerações” (Sl 144.13); “Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração” (Dn 4.3).

  • O Seu Reino nunca será destruído. “[...] porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim” (Dn 7.26).

  • Os santos do Altíssimo receberão o Reino. “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre (Dn 7.18; cf. Dn 7.22,27).

Convidamos você para neste estudo viajarmos através das páginas das Escrituras para conhecermos  um pouco a respeito daquilo que as Escrituras declaram sobre este tema tão relevante da fé cristã "O Reino de Deus".

A quem se destina:

O Curso "O Reino de Deus e os Governos de Deus" é destinado a toda e qualquer pessoa, de qualquer ordem e fé, que deseja expandir ou aprimorar seus conhecimentos bíblicos.

VALOR DO CURSO:

  • Gratuito

No final do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de conclusão através de seu e-mail, gratuitamente.

Faça agora mesmo sua matrícula

Modelo de Certificado

CAPA PNEUMATOLOGIA.png

O Sermão da Montanha (Novo)

Este curso “O Sermão da Montanha – A ética do Reino”, é um comentário prático da primeira coleção de estudos de Jesus encontrados no Evangelho de Mateus.

O escritor do primeiro evangelho, Mateus, organizou em tópicos três coleções de estudos ministrados por Jesus; o primeiro engloba os capítulos 5 e 7, e é denominado de “sermão da montanha ou do monte”, o nome se origina do fato de terem sidos proferidos por Jesus sobre o monte (Mt 5.1). Esta coleção será o alvo de nosso estudo nesse curso. A segunda coleção de estudos pode ser encontrada no capítulo 13, e é formado por 7, ou talvez 8 parábolas proferidas pelo Senhor Jesus. A última coleção de estudos de Jesus é o famoso “sermão profético” encontrados nos capítulos 23 e 25. Estas duas últimas coleções estudaremos em um outro momento específico.

Nosso estudo sobre o sermão da montanha será realizado com base no próprio texto sacro, dispensando aquelas proposições técnicas e teológicas pouco proveitosas. A intenção deste curso é ampliar a visão do leitor quanto aos valores éticos, morais e teológicos ensinados por Jesus. Esses princípios constituem a ética do Reino de Deus e, portanto, essenciais à prática cristã.  As métricas e proposições do Reino nem sempre reflete a perspectiva proposta pelo sistema religioso atual ou o senso comum, o que nos motiva a lançarmos mão deste estudo e procuramos compreender adequadamente a perspectiva que nos foi apresentados por Jesus a respeito de cada tema.

Os assuntos abordados por Jesus no Sermão da Montanha estão intimamente interligados com todo o contexto neotestamentário, portanto, durante nosso estudo estaremos viajando através do contexto bíblico do Novo Testamento.

A quem se destina:

O Curso "Sermão da Montanha" é destinado a toda e qualquer pessoa, de qualquer ordem e fé, que deseja expandir ou aprimorar seus conhecimentos bíblicos.

VALOR DO CURSO:

  • Gratuito

No final do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de conclusão através de seu e-mail, gratuitamente.

Faça agora mesmo sua matrícula

Modelo de Certificado

Evangelismo pessoal

Contate-nos

Evangelismo é evangelizar, isto é, espalhar as boas-novas da salvação em Cristo.

O evangelismo pessoal foi o meio básico empregado por Jesus e seus apóstolos no princípio, e tem sido um dos mais eficientes meios usados pelos crentes há quase 2000 anos para salvação dos pecadores. Todo o tipo de evangelização é válido, mas nenhum dispensa o apoio, a cooperação do evangelismo pessoal. Vemos, assim, a necessidade de conhecer esta matéria para nos aperfeiçoarmos na arte de ganhar almas para o Senhor, pois, a verdade é que todos nós, de uma maneira ou de outra, somos o resultado da obra de evangelismo pessoal. 

A quem se destina:

O Curso "Evangelismo Pessoal" é destinado a toda e qualquer pessoa, de qualquer ordem e fé, que deseja expandir ou aprimorar seus conhecimentos bíblicos, ou mais especificamente para  àqueles que desejam ser um ganhador de almas por exelência.

VALOR DO CURSO:

  • Gratuito

No final do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de conclusão via e-mail, gratuitamente.

Faça agora mesmo sua matrícula

   

Modelo de Certificado

O tabernáculo no deserto

O Curso gratuito "O Tabernáculo" é monodisciplinar. Trata-se de um estudo minucioso sobre o Tabernáculo de Moisés. Cada divisão do tabernáculo, material usado em sua confecção, mobília, objetos; comporta um significado importante. O Conhecimento  destes significados, nos auxiliará na compreensão de uma das mais importantes doutrinas do Novo Testamento, "A Expiação"". Quando Deus ordenou a Moisés que se construísse o Tabernáculo, deixou essa solene recomendação "fazei tudo conforme te foi ordenado no Monte". No Tabernáculo estão os principais tipos e símbolos da doutrina de Deus da Redenção e de muitas outras, igualmente relevantes.

 

A quem se destina:

O Curso "O Tabernáculo" é destinado a toda e qualquer pessoa, de qualquer ordem e fé, que deseja expandir ou aprimorar seus conhecimentos bíblicos.

VALOR DO CURSO:

  • Gratuito

No final do curso, o aluno aprovado receberá o certificado de conclusão via e-mail, gratuitamente.

Faça agora mesmo sua matrícula

Modelo de Certificado